DURANTE UM TERRAMOTO : Logo que sentir um terramoto, agache-se debaixo de uma secretária ou mesa robusta. Mantenha-se afastado de janelas, prateleiras, espelhos grandes, plantas penduradas ou outro tipo de objectos pesados susceptíveis de cair. Cuidado com o estuque ou tijolos que podem cair do tecto e paredes. Mantenha-se abrigado até que o terramoto pare, e se o abrigo se mover, mova-se juntamente com ele. A seguir dá-se umas dicas para locais específicos:
-Se estiver num edifício muito alto e longe de uma secretária ou mesa, desloque-se contra uma parede interior e proteja a sua cabeça com os braços. Não use os elevadores. Não se assuste se o alarme ou o sistema contra incêndios (sprinklers) ligar. Fique dentro do edifício. Os vidros da janela podem-se partir e ser arremessados a dezenas de metros.
-Se estiver na rua, desloque-se para uma área sem árvores, sinais, edifícios e fios eléctricos.
- Se estiver num passeio junto a edifícios, proteja-se debaixo de uma entrada de edifício para se proteger de tijolos, vidros, estuque e outro material em queda.
-Se estiver ao volante, encoste à berma da estrada e pare. Evite parar debaixo de linhas eléctricas e outras zonas de risco. Fique dentro do veiculo até que o terramoto passe.
-Se estiver num lugar público ou num centro comercial cheio de gente, não corra para as saídas. Afaste-se das montras e prateleiras com objectos que podem cair.
-Se estiver num cadeira de rodas, mantenha-se nela. Se possível, desloque-se para um abrigo, tranque as rodas e proteja a cabeça com os braços.
-Se estiver na cozinha, afaste-se do frigorífico, fogão e outras prateleiras com objectos susceptíveis de cair.
-Se estiver num estádio ou teatro, fique no seu lugar e proteja a sua cabeça com os braços. Não tente sair até o abalo acabar e depois sai calma e ordenadamente. Evite correr para as saídas.
Sem comentários:
Enviar um comentário